Quando se trata de alavancar as vendas de um negócio, infelizmente ainda não foi descoberto uma fórmula mágica, é preciso aproveitar as melhores oportunidades e ter um ótimo planejamento para criar as estratégias certas.
Sabemos como consumidores que a cultura de acessar e-commerces até mesmo quando não temos intenção de comprar algo faz parte do nosso dia a dia, principalmente agora que estamos mudando alguns hábitos devido ao isolamento social.
As datas comemorativas foram criadas justamente com esse objetivo estratégico e devem ser utilizadas se você quer ter um negócio de sucesso. Mas como se planejar para explorar ao máximo essas datas?
Dia 15 de setembro, por exemplo, é comemorado o Dia do Cliente. Esse é o momento de surpreender os consumidores, os mostrando reforçando a importância dele para o seu estabelecimento, oferecendo benefícios que mostram o quanto você valoriza à confiança, o prestígio e a fidelidade do mesmo. É importante ser original e buscar se destacar na concorrência, que tal fazer não só um dia, uma semana, mas um mês inteiro de benefícios para os clientes?
Prepare-se que lá vem dica!
- Faz sentido? Planeje um calendário de vendas!
Um bom planejamento começa com o que chamamos no meio do Marketing de “personas”. Definir o público-alvo de maneira não generalizada e suas características para partir desta análise, associar com o seu produto para definir quais datas comemorativas Parece óbvio mas devemos focar prioritariamente, em datas que se relacionam com o seguimento da sua empresa. De nada valerá uma loja de lingerie explorar o dia das crianças por exemplo. Além disso o e-commerce deve aproveitar não só as datas comuns como Dia dos Pais, das Mães entre outros, mas pensar fora da caixa de acordo com o seguimento dos seus produtos.
- Melhore a experiência de compra do usuário
No texto “Como posso aumentar a taxa de conversão do meu e-commerce?” do nosso #BlogBS, apresentamos alguns fatores que influenciam no aumento das vendas online e melhorá-los deve ser um trabalho constante. Além dos fatores que abordamos no texto podemos observar outros, como: É fácil encontrar as categorias de produtos? Os produtos contam com todas as informações necessárias? A navegação é intuitiva? A busca realmente funciona? As fotos são de qualidade?
Ao responder todas essas perguntas, você consegue otimizar a navegação dentro do seu e-commerce e corrigir possíveis erros. Tais mudanças vão refletir em na experiência de compra dos seus visitantes.
- Crie promoções de verdade!
As ações pensadas para datas comemorativas devem demonstrar emoções que se comunicam perfeitamente com os clientes. Oferecer grandes promoções e liquidações, envolvendo todas as categorias de produtos do site, acaba trazendo essa ideia de grandiosidade à campanha.
As pessoas gostam de comprar. Às vezes, elas só precisam de um empurrãozinho: e o desconto funciona muito bem pra isso, não é mesmo?
É óbvio que seu comércio eletrônico vai vender muito, mas a mensagem é sempre de fidelização de clientes, mostrando que você faz de tudo para agradá-lo. Por isso, cuidado com exageros para não sair no prejuízo.
Faça uma pesquisa na concorrência, seus cálculos e ofereça os descontos que podem até incentivar o consumo de produtos que estavam com pouca saída de venda e parados no estoque.
- Aposte na entrega grátis
É bem frustrante quando você demora a tomar decisão de comprar um produto e quando finalmente decide o frete está muito caro e às vezes com o valor até aproximado do próprio produto.
A possibilidade de não ter que pagar pela entrega do produto por si só é muito atrativa. De acordo com a Webshoppers, 50% dos consumidores brasileiros se sentem motivados a comprar se o frete for grátis.
Saiba que essa estratégia precisa de cuidados, assim como os descontos, para não sair no prejuízo. Saiba que é preciso calcular seu ROI (Retorno sobre Investimento) para ter certeza de que é viável essa ação. Uma alternativa seria fazer parceria com transportadoras.
- Planeje algo para depois das vendas
Depois de investir tempo e dinheiro nas ações para a data comemorativa, você não pode deixá-las de lado, certo?
É muito importante que seja feito um pós-venda tão ou mais eficiente que a venda para garantir a fidelização e um bom relacionamento com o seu cliente. Envie um e-mail agradecendo com desconto na próxima compra ou cupom de aniversário por exemplo. Além disso toda a logística deve estar preparadíssima para atendimentos de trocas, devoluções e SAC.
Esperamos que você tenha absorvido essas dicas e que elas ajudem seu negócio a faturar muito!