Durante os últimos meses já abordamos aqui no Blog BS alguns conceitos sobre o tema, o comércio digital abrange uma grande diversidade de nichos e mercados, e em regra, são divididos em dois grandes grupos: os e-commerces B2B e B2C.
Quais são as diferenças entre esses dois grupos? O primeiro erro é achar que elas não existem ou que elas não afetam a funcionalidade de cada um.
Para começar, a sigla B2B é utilizada para descrever as relações e demandas Business to Business, traduzindo para o português, entre empresas. Já o B2C abrange as interações entre Business to Customer, que significa da empresa para o consumidor final.
Agora que entendemos o básico, vamos esclarecer algumas diferenças!
1- Cliente
Primeiramente você precisa entender que são clientes diferentes, logo devem ser tratados de acordo com suas características. No B2B, o cliente normalmente é outra empresa, que vai comprar o produto para o próprio consumo, revender ou vai utilizar como matéria prima para sua própria produção. Já as vendas B2C são operações tradicionais de varejo para o consumidor final, normalmente pessoa física.
Apesar de termos mais acesso às operações de venda de varejo tradicional (B2C), estima-se que a venda entre empresas (B2B) seja pelo menos o dobro dela.
Mas se são pessoas diferentes, como lidar com o atendimento? Vamos ver mais sobre isso a seguir!
2- Atendimento
Para ter um faturamento tão alto, como dizemos anteriormente, é evidente que as vendas B2B costumam lidar com compras de grande volume e regularidade. Por isso, suas estratégias devem ser bem planejadas. Devemos estabelecer regras de precificação e condições de pagamento específico para cada empresa.
No B2C, os consumidores são diversos e precisamos saber interagir e conquistar um grande número de clientes mantendo o valor do produto unificado. Não é uma tarefa fácil, pois exige uma comunicação objetiva e eficiente para cada tipo de estágio de compra que o usuário se encontra.
A eficiência das campanhas de marketing depende da sua exatidão, logo não faz sentido ter o mesmo tipo de atendimento para os dois tipos de venda.
3- Precificação e formas de pagamento
A precificação das empresas voltadas para o mercado B2B precisam de atenção especial, para conseguir contratos estáveis e recorrentes, você provavelmente terá que trabalhar a flexibilização em relação aos prazos e preços. A forma mais comum de pagamento nesse tipo de negócio é o boleto faturado, ou seja, o produto é enviado, após a liberação de um crédito, mas não necessariamente com um pagamento inicial. Aqui existem também, regras de pedido mínimo, seja de valor ou quantidade de produtos, pedidos menores normalmente são encaminhados para distribuidores ou redes de varejo.
O mercado B2C não tem muito mistério em relação a precificação pois não conta com tanta flexibilidade. O que se pode fazer é investir em pesquisas de mercado sobre a concorrência e ajustar os valores com o comportamento dos seus consumidores. As formas mais comuns de pagamentos oferecidas para o consumidor final são: boleto ou depósito bancário, débito em conta ou cartão de crédito e o pagamento deve ser feito antes do envio do produto, assim o risco de fraude é praticamente nulo.
4- Frete
Enquanto nas relações B2C ela ocorre de maneira menos complexa, nas B2B o frete também faz parte do processo de negociação e contratação, pois temos mais de um tipo de cobrança, que contam com responsabilidades e condições de pagamento diferenciadas.
Na modalidade CIF, os fornecedores que são responsáveis pelos custos de contratação e seguro da transportadora além dos riscos ligados à entrega dos produtos. Até que os produtos cheguem ao local destinado pelo comprador, a responsabilidade não é finalizada. Já na modalidade FOB, o comprador é o responsável por todo esse processo acima e o fornecedor só fica com as demandas até o momento que entrega os produtos para a transportadora.
Nesse texto apresentamos algumas das muitas diferenças entre os e-commerces B2B e B2C, mas se você pretende investir nessa transformação digital você pode conversar com gente, nós da BrunSker vamos ajudar o seu negócio a faturar ainda mais.