Estudo feito pela Juniper Research identificou que fraudes em anúncios digitais podem gerar prejuízos de R$ 500 bilhões às empresas. O roubo de senha do cartão de crédito, sites falsos e golpes de vagas de emprego estão entre os principais tópicos. Mas o foco do cibercrime não é somente a pessoa física. Empresas também são alvo de fraudadores e perdem boa parte de seus orçamentos para atividades fraudulentas.
Grandes investimentos em sistemas, como firewall, criptografia, detecção e prevenção de intrusões estão sendo feitos. Colocando em números o tamanho do problema, o tráfego inválido vai custar US$ 100 bilhões globalmente em 2023, e anunciantes do mundo todo vão perder R$ 500 bilhões para fraude.
Outra consequência é a queda na receita, uma vez que ao invés de atingir usuários reais com grandes chances de conversão, o tráfego inválido resulta em cliques e instalações fraudulentas ou fake, que não geram nenhum engajamento real, o que pode levar a taxas de retenção de usuários mais baixas e, por fim, a uma receita menor.
Fraude em anúncios publicitários
A tecnologia pode automatizar uma série de processos. O que é visto como uma vantagem em diversas áreas, também pode ser um perigo. Robôs podem automatizar qualquer ação no fluxo do usuário ou no próprio site ou aplicativo, enviando cliques, atribuindo instalações de aplicativos e ativando eventos in-app falsos, sem gerar qualquer engajamento real.
O aprimoramento constante faz com que a fraude nos anúncios digitais aumentasse 300% em quatro anos, conforme pesquisa da Statista. Para drenar o investimento, cibercriminosos usam bots, fazendas de cliques e outros métodos para imitar o comportamento humano, o que leva ao aumento de cliques, impressões e conversões do anúncio.
Como driblar a atividade dos criminosos
Os fraudadores usam métodos cada vez mais sofisticados, dificultando a detecção e o controle da atividade de bots. Por esse motivo, a implementação de uma tecnologia que identifique essa atividade em tempo real é fundamental para que as empresas consigam maximizar o retorno do investimento e proteger seu orçamento.